A FRASE DE UM GRANDE AMIGO:

VOCÊ CONFIA EM MIM? DIAS DEPOIS ME CONVENCI DE QUE SÓ DEVO CONFIAR NA JUSTIÇA.

"Não se escravize às opiniões da leviandade ou da ignorância."
Não importa o que os outros pensam ou dizem de nós.
O que verdadeiramente importa é aquilo que realmente somos.
Tenha sua consciência tranquila, mesmo que seja condenado.
Não se esqueça de que Jesus foi condenado, e Herodes foi o vencedor momentâneo.
Mas responda: qual dos dois foi verdadeiramente o vencedor?
Fonte: Minutos de Sabedoria, C. Torres Pastorino

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DO MESTRE COM CARINHO.

Pedagogia

Venho ao longo do tempo sonhando.
Sonhando e lutando por uma educação
que possa fazer a criança feliz.
... Que possa extirpar a corrupção,
a demagogia, a hipocrisia, a manipulação,
o comodismo, a submissão, o vilipêndio,
o orgulho, o preconceito, a violência,
o roubo, a ignorância, o ódio, a inveja...
Mas as forças contrárias têm impedido
a realização desse sonho tão nobre.

Minha pedagogia é paulofreireana!
Minha pedagogia é pestalozziana!
Minha didática é o amor!
Somente com Pestalozzi, com Paulo Freire
e com os ensinamentos do mestre Jesus
podemos encontrar o caminho
que nos leva a um lugar singelo,
maravilhoso, sem esses males terríveis.
Mas esses males terríveis dão lucro
a muita gente que manda e desmanda,
a gente que governa e desgoverna
e estão dispostas a tudo fazer
para impedir educativas ações
a fim de tornar o país mais humano,
mais evoluído em inteligência e moral.

Estamos vivendo momentos cruciais
em que o ter supera o ser.
Em nome do ter vale tudo, tudo vale.
Vale explorar, maltratar, enganar,
corromper, destruir, agredir, mentir...
E a educação ministrada pelos governos
visa apenas desenvolver a capacidade de busca,
a capacidade de busca desse ter vil e cruel.
Nesse contexto estão sofrendo as pessoas
mais humildes, as pessoas pacíficas.
E a natureza está gemendo de dor!

Mas eu estou resistindo e ainda acredito
que vai chegar o momento em que o povo
descerá do comodismo e ajudará a fazer
da educação um instrumento de luta
em busca da liberdade, em busca da verdade,
em busca da fraternidade e assim fazer
o ser superar o ter. Então seremos felizes!

(Professor Candido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário